Com o lançamento da mais recente placa gráfica da AMD, a Radeon VII, finalmente, começou a esgrima com a Nvidia novamente em placas de vídeo entusiastas, colocando seu David baseado em Vega contra a GeForce “Turing” Goliath da indústria de GPUs. Em nossa análise da Radeon VII, realizamos vários testes de jogos em que o VII conseguiu se manter competitivo com sua competição mais óbvia, a GTX 2080 Founders Edition, mas e quanto ao cenário maior? Em recursos, preço, consumo de energia, níveis de ruído e muito mais, como a Radeon VII se compara quando comparada diretamente à GTX 2080 da Nvidia? Vamos dar uma olhada nos dois fatores por fator.
Será que a AMD Radeon VII pode vencer a RTX 2080 da Nvidia, muitos diriam que não mas vamos analisar e ver os números e dados concretos para tirar uma conclusão.
AMD Radeon 7 VII
AMD Radeon VII
PROCESSADOR GRÁFICO AMD Vega 20
VELOCIDADE DO RELÓGIO DO MOTOR DA GPU 1,400 MHz (clock base) / 1.750 MHz (impulso do clock)
TIPO DE MEMÓRIA HBM2
MEMÓRIA GRÁFICA 16 GB
COMPRIMENTO DO CARTÃO 11 polegadas
A Radeon VII da AMD pode ser uma arquitetura Vega sucessora, mas seu design não chega nem perto de se parecer com seu antecessor. O seu processo de 7nm torna a propia GPU menor e facilita o encolhimento de.
Nvidia RTX 2080
Nvidia GeForce RTX 2080
PROCESSADOR GRÁFICO Nvidia Turing TU104
VELOCIDADE DO RELÓGIO DO MOTOR DA GPU 1,515 MHz (relógio base); 1,800 MHz (impulso do relógio)
TIPO DE MEMÓRIA GDDR6
MEMÓRIA GRÁFICA 8 GB
COMPRIMENTO DO CARTÃO 10,5 polegadas
Especificações Tecnicas
Velocidades do Clock (Padrão / Boost / Overclock)
A Radeon VII (1450 MHz) é 56 MHz (4%) mais lenta que a velocidade padrão do clock do RTX 2080 (1515 MHz)
Radeon VII (1800 MHz) é 90 MHz (5%) mais rápido que o RTX 2080 (1710 MHz) Aumenta a velocidade do clock
O Radeon VII (2200 MHz) é 150 MHz (6%) mais lento que o RTK 2080 (2350 MHz) Velocidade de clock com overclock (TBC)
CUDA / Núcleos de Processamento de Fluxo
Radeon VII (3840 Cores) é 896 (30%) menor que o RTX 2080 (2944) CUDA Cores
Arquitetura Gráfica
A Radeon VII usa a arquitetura AMD Vega 20
O RTX 2080 usa a arquitetura Nvidia Turing
Tamanho da matriz
Radeon VII (331 mm) é 214 mm (39%) menor que o tamanho do molde RTX 2080 (545 mm)
Tecnologia de Interface
Tanto o Radeon VII quanto o RTX 2080 usam pistas PCIe 3.0 de 16x
Preço
Radeon VII custa US $ 699 em MSRP
O RTX 2080 custa US $ 699 em MSRP
Nome do processador
Radeon VII usa o processador GCN-5
O RTX 2080 usa o processador TU104-400
Tecnologia de Processador
A Radeon VII é construída sobre a tecnologia de processador de 7 nm (nanômetro)
O RTX 2080 é construído sobre a tecnologia de processador de 12 nm (nanômetro)
Transistores de Processador
Os transistores Radeon VII (13200 milhões) são 400 milhões (3%) menores que os transistores RTX 2080 (13600 milhões)
Tecnologias embargadas
Todos sabemos que novidades em tecnologia é um ponto essencial para lançamentos de produtos e os clientes leva muio em consideração se existe algo novo alguma novidade, pensando nisso vamos ver se esse lançamentos apresentam tecnologias novas.
Ray tracing RTX: O elefante muito brilhante no quarto
O que eles não esperavam, no entanto, era a introdução do traçado de raios em tempo real. Ray tracing é uma técnica de iluminação que está sendo usada em filmes animados em 3D há anos e concebida há décadas. Mas foi sempre muito intensivo em recursos para jogos em tempo real, até agora.
Quase desde o surgimento dos gráficos 3D, os jogos usaram uma técnica conhecida como “rasterização” para lidar com a iluminação e os reflexos nos jogos. Isso é uma espécie de solução, que faz a iluminação parecer que está refletindo em um objeto, quando na realidade esse objeto está exibindo uma textura que é uma estimativa de como a luz ficaria se estivesse refletindo naquele ângulo específico.
VirtualLink RTX: O futuro da conectividade VR
VirtualLink é uma nova tecnologia que visa resolver este problema através de um único cabo USB tipo C. Embora, tecnicamente, ainda seja um cabo que você pode tropeçar, é muito menos complicado do que as implementações originais e pode revolucionar a forma como os jogadores comuns usam a RV para avançar.
RTX DLSS: um fator X de taxa de quadros grande
O DLSS, ou “super amostragem de aprendizado profundo”, é um novo tipo de tecnologia anti-aliasing que supostamente aumenta o desempenho e a fidelidade gráfica de uma só vez.
As bordas não são apenas mais suaves, mas o DLSS também oferece desempenho significativo em comparação com as técnicas mais tradicionais de suavização de borda, como SMAA, FXAA e TAA. Embora seja um pouco distorcido devido à natureza inerente da otimização, os primeiros relatórios mostram que o DLSS está aumentando as taxas de quadros no benchmark Port Royal RayTrace do 3DMark por grandes porcentagens de dois dígitos.
Custo-benefício e disponibilidade qual vale a pena comprar?
Assim como a história tem sido nos últimos anos, não importa o quanto a AMD tente encontrar uma maneira de vencer a Nvidia, o gigante da GPU permanece um passo à frente da curva. A Radeon VII não tem o VirtualLink, não é capaz de rastrear raios em tempo real, não tem uma resposta atual para o DLSS e é barulhenta no seu quarto.
Para escolher entre um dos modelos, o ponto que deve ser mais observado é a quantidade de VRAM, já que os jogos estão exigindo cada vez mais memória. Optar por um modelo que possua uma maior quantidade e velocidades mais altas para o componente, pode favorecer os gamers na hora de carregar texturas mais avançadas, e, nesse quesito, a Radeon VII sai na frente.
Já a placa da Nvidia inova com suporte ao Ray Tracing, tecnologia exclusiva dos modelos RTX para melhor renderização dos gráficos. Para atenuar a diferença de VRAM em relação ao modelo da AMD, vale considerar investir na RTX 2080 Ti, mas seu preço deve ser bem alto, o que pode fazer da Radeon VII uma opção mais interessante.